Ortodontia

Existe uma posição ideal para que os dentes das arcadas dentárias superior e inferior nasçam. Porém, nem sempre eles se mantêm nessa posição, e não é raro nascerem tortos ou apinhados. Isso pode trazer complicações para o desenvolvimento e função da fala, respiração, mastigação e ossos da face, com reflexo na estética, autoestima e saúde orgânica.

Porém, todos esses problemas podem ser tratados por profissionais da Ortodontia. E além de corrigirem a posição dos dentes, os tratamentos ortodônticos também ajudam a corrigir assimetrias dos ossos da face, bem como problemas da mordida.

Objetivos da Ortodontia

A Ortodontia atua na prevenção, interceptação e tratamento das más oclusões dentárias e problemas dos ossos faciais. O objetivo principal é minimizar futuros problemas mastigatórios, bem como melhorar a estética do sorriso e sua funcionalidade.

A posição inadequada dos dentes também aumenta as chances de problemas relacionados à higiene bucal realizada de forma incorreta. Isso porque quando os dentes estão na posição errada, acabam acumulando mais resíduos de alimentos, e pode ser mais difícil fazer a escovação e passar o fio dental.

Por isso, os tratamentos ortodônticos também ajudam a prevenir outras doenças bucais, como as cáries, o tártaro, a gengivite e periodontites. Outro problema que também pode ser prevenido através de tratamentos ortodônticos é a disfunção da articulação temporomandibular.

Quando há um esforço maior e sobrecarga dos ossos para adaptação da mastigação, em função dos dentes tortos, essa articulação também se sobrecarrega e, com o tempo, se desgasta, ocasionando dores e complicações para a saúde bucal e orgânica.

Os tratamentos da Ortodontia

Em conjunto com o amplo estudo da mastigação, podemos utilizar a ortodontia para modificar as forças que incidem nos dentes durante o processo, e assim aumentar a longevidade do sistema mastigatório.

A intervenção é realizada após exame clínico, avaliações radiográficas e estudo minucioso de cada caso, pois temos múltiplos fatores influenciando nos problemas de mordida funcionais e/ou estéticos.

Atualmente, existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos que podem ser utilizados para correção da posição dos dentes e da mordida. Cada um é indicado conforme a necessidade do paciente e o resultado almejado.

Também cabe ao Ortodontista acompanhar a criança desde pequena, e indicar o uso de aparelhos móveis quando os dentes começam a nascer tortos. O intuito é guiar o seu crescimento para que se possa minimizar os problemas de oclusão.

Fale Conosco

WhatsApp Agende sua consulta