Odontopediatria

Assim como existe o profissional especializado no atendimento de crianças na área médica, na odontologia também há essa área, e nos últimos anos ela vem ganhando cada vez mais destaque, pelo seu diferencial em prestar às crianças um atendimento personalizado e apropriado para sua idade.

A Odontopediatria prioriza a manutenção da saúde bucal dos bebês e das crianças, por meio da prevenção e também interceptação precoce de doenças bucais. O objetivo principal é conseguir transformar o cuidado com os dentes numa atividade automática e prazerosa, pois hábitos criados e fixados na infância perpetuam-se para toda a vida.

Assim, o Odontopediatra é a responsável por ensinar as crianças como cuidarem de sua saúde bucal, acompanhando o desenvolvimento de seus dentes e ossos da face, e indicando tratamentos e intervenções que poderão minimizar possíveis problemas que se manifestariam na idade adulta.

 

O diferencial dos atendimentos na Odontopediatria

Embora as doenças bucais que afetam adultos também possam se manifestar em crianças, o modo como a abordagem é feita para cuidar e tratar os pequenos é diferente. Afinal, é preciso que eles adquiram confiança no profissional e não sintam medo de ir ao dentista, nem resistência ou rejeição para cuidar de seus dentes.

Por isso, existe a preocupação em oferecer um maior conforto para as crianças e bebês, então, tudo é um processo de adaptação das crianças.

Geralmente, a decoração do consultório é diferente, os produtos e equipamentos utilizados também são, bem como o uniforme do profissional. Tudo tem o intuito de ser agradável para os pequenos e condizente com sua faixa etária.

A importância do acompanhamento com o Odontopediatra

O acompanhamento das crianças no consultório é fundamental, assim como a manutenção dos procedimentos de higiene em casa. Com esse trabalho em conjunto podemos criar o hábito de cuidados com a saúde bucal que permanecerão para o resto da vida.

O ideal é que ao nascer, a criança já tenha contato com o dentista para ir se acostumando com o ambiente odontológico. Obviamente quem mais vai aproveitar a visita ao dentista são os pais, inclusive existem orientações a serem dadas para as mães enquanto gestantes.

Portanto, antes de nascer os dentes, o bebê já deve visitar o dentista para que tenha uma evolução de todo sistema mastigatório da melhor maneira possível. Isso ajudará a observar a saúde dentária, o desenvolvimento dos tecidos e possíveis complicações na oclusão, e indicar tratamentos precoces adequados para evitar problemas maiores.

 

Fale Conosco

WhatsApp Agende sua consulta