Odontologia Estética

O principal conceito de odontologia existente se refere a todos os cuidados com a saúde bucal. Entretanto, alguns tratamentos e procedimentos também visam melhorar a estética do sorriso. E uma das áreas que realiza este trabalho é a Odontologia Estética.

O que é a Odontologia Estética?

Esse ramo da Odontologia adota procedimentos e tratamentos focados na correção de imperfeições e alterações nas características dos dentes, dos lábios e da face. O intuito é que o paciente alcance um sorriso harmônico, com certo grau de simetria e com aspecto mais saudável.

A Odontologia Estética corrige problemas como dentes tortos ou pequenos demais, espaços entre os dentes, amarelamento ou escurecimento do esmalte, irregularidades e assimetria das bordas das gengivas, entre muitos outros.
Profissionais dessa área também estão aptos a realizar procedimentos como aplicação de botox, preenchimento com ácido hialurônico, fios de sustentação e outros. Isso porque seus conhecimentos também envolvem a musculatura facial e os ossos da face.

A importância da Odontologia Estética

A saúde bucal é essencial para que as pessoas mantenham sua qualidade de vida, com a perfeita funcionalidade das arcadas dentárias, dos ossos e músculos faciais. Porém, a Odontologia também trabalha muito com a autoestima das pessoas.

O sorriso é o cartão de visitas de todos nós, e quando a pessoa não está satisfeita com sua imagem, isso interfere em sua vida profissional e pessoal. Daí a importância de realizar tratamentos da Odontologia Estética.
Essas imperfeições nos dentes e na face, quando muito expressivas, também podem atrapalhar a vida das pessoas, fazendo com que percam oportunidades de trabalho, por exemplo. Dentes amarelados e machados são vistos como indícios de falta de saúde e de vigor.

O estado dos dentes pode ter influência sobre os níveis de sucesso das pessoas. Segundo alguns estudos, já houveram casos onde voluntários identificavam pessoas com deterioração visível dos dentes ou sobreposição dos mesmos, como sendo menos inteligentes, menos populares ou socialmente menos ajustadas. E sua vida social se compromete, porque é comum sentir vergonha de um dente faltoso, ou porque eles estão amarelados.

E como dito, esse ramo também envolve tratamentos que corrigem imperfeições na pele, como o botox e o ácido hialurônico. Ambos visam corrigir assimetrias e rugas faciais, contribuindo ainda mais para melhorar a aparência e renovar a autoestima.

A Odontologia Estética visa, então, harmonizar os dentes, gengivas, lábios, ossos e músculos faciais, com tratamentos variados que além de melhorarem a aparência, em muitos casos, também contribuem para a funcionalidade dos dentes.

É sempre importante lembrar que a estética do sorriso faz sim parte da saúde bucal e da autoestima, mas ela só se manterá se estiver em uma boca com saúde das estruturas (dentes, gengiva, ossos, articulações, etc.) e com saúde funcional (mastigação, deglutição, fala, forças musculares e respiração adequados).

Fale Conosco