Implante Dentário

Quando as funções da arcada dentária já estavam comprometidas, é comum que ocorra a perda de um ou mais dentes, o que compromete ainda mais o desenvolvimento dessas funções.

Isso porque cada dente precisa desempenhar o seu papel, e quando isso não acontece pelo seu decréscimo de função, ou pior ainda, pela sua falta, os demais acabam sobrecarregados. Também há um esforço extra no maxilar, músculos e nas articulações, que podem ocasionar dores e desgastes ósseos.

Por isso, é muito importante que o dente faltoso seja reposto, e atualmente um tratamento que tem sido muito procurado é o implante dentário, que substitui de forma muito eficaz as próteses móveis, mantendo-se fortemente fixo na boca.

O que é um implante dentário?

O tratamento de implante dentário, na maioria das vezes, trata-se da substituição não apenas do dente faltoso, mas também de sua raiz. No caso das próteses móveis convencionais, por exemplo, os dentes artificiais ocupam o espaço dos faltosos, mas podem ser retirados quando o paciente quiser. Os implantes não funcionam assim.

Não se trata apenas de colocar um dente substituto no espaço vago, mas sim, de dar-lhe uma raiz para que ele seja tão fixo como um dente natural. E para isso, trabalhamos também com o tecido ósseo e gengival do paciente.

Como funciona esse tratamento?

A colocação de um implante consiste em fixar um pino, sempre de titânio, no osso de sustentação da raiz natural dos dentes. Esse pino, semelhante a um parafuso, ficará no local até que o tecido ósseo “cole no parafuso” e fique totalmente preso ali, parecido com uma raiz de dente natural.

Depois desse período, chamado de osseointegração, é colocada a prótese sobre o pino de metal. É ela que terá o formato e cor do dente natural, para substitui-lo funcional e esteticamente. Assim, esse novo dente passa a ser tão forte como um natural, e não sai da boca, oferecendo mais segurança para o paciente comer, falar e sorrir.

Depois da osseointegração do pino, o paciente não sente nada de diferente em sua boca. Por isso, esse tipo de tratamento vem se popularizando nos últimos anos, já que é uma solução mais eficaz do que o uso de próteses fixas ou móveis tradicionais, porque substitui com perfeição toda a estrutura do dente perdido.

Desde que o paciente tenha tecido ósseo suficiente e saudável, é possível substituir todos os dentes da arcada dentária por implantes.

Dr Marcos Ney Pizzocolo apex odontologiafaixa-apex-odontologia

Por Dr. Marcos Ney Pizzocolo

Formado pela Universidade Paulista – UNIP – em 1995 e pós-graduado em especialização de prótese dentária. Atua na área de estética, implante, cirurgia oral e reabilitação oral.

faixa-apex-odontologia

0 comentários

Fale Conosco

ONDE ESTAMOS 

Av. Ver. José Diniz, 2605 Campo Belo, São Paulo – SP
CEP: 04603-001

ENTRE EM CONTATO

(11) 5561-1509 | (11) 5533 2064
(11) 98456-5407
apex@apexodontologia.com.br