Clínica Geral Odontológica

Todos os profissionais formados em odontologia têm o título de Clínico Geral, mas, para que ele possa atender como um especialista, é necessário realizar uma especialização em alguma área do seu interesse.

Assim, considera-se que todo dentista é um Clínico Geral Odontológico, porém, alguns preferem se dedicar a este tipo de tratamento e não realizar nenhuma especialização. Em outros casos, o profissional também pode atuar como clínico geral e ainda fazer tratamentos dentro da área que optou por especializar-se.

O que é a clínica geral odontológica?

 

Chamamos de Clínica Geral o atendimento inicial, onde o dentista vai pesquisar o estado de saúde do paciente, bem como o seu histórico de tratamentos anteriores, para poder chegar a um diagnóstico preciso e um plano de tratamento.

Ou seja, aquela primeira consulta, onde o dentista observa a boca e dentes em busca de cáries, de tártaro, problemas na gengiva e outras complicações, é realizada pelo clínico geral. E posterior a isso ele indica o tratamento adequado, solicita exames ou encaminha o paciente para um especialista, se for necessário.

O Clínico Geral também avalia as características físicas do paciente, a linha do sorriso, a simetria facial, suporte labial, entre outros. Isso para identificar condições que poderiam afetar a saúde bucal ou qualidade de vida do paciente.

Após a etapa de avaliação, os clínicos podem iniciar os tratamentos, que vão desde restaurações e limpeza, além de procedimentos educativos e preventivos, os quais são muito importantes, como orientação da higiene oral, e procedimentos mais específicos como raspagens, atendimento de urgência e pequenas cirurgias.

 

Por que essa área é importante?

Nem sempre o paciente precisa da atenção de um especialista, por isso a Clínica Geral Odontológica é uma área importante, já que visa evitar que os pacientes precisem de tratamentos mais intensivos. Trata-se de um atendimento principalmente preventivo, para cuidar de pequenas condições no início e evitar que progridam.

A clínica geral, por encaminhar o paciente para o especialista certo, também é um atendimento seletivo, pois o profissional vai aconselhar seu paciente para que ele possa receber o atendimento adequado conforme sua necessidade.

Fale Conosco

WhatsApp Agende sua consulta