Blog

Saúde bucal nas Férias

Dicas para você manter a saúde bucal

É muito comum os pacientes falarem: “Nessas férias eu viajei e não escovei os dentes direito”.

Primeira dica:

Se você toma banho todo dia nas férias, a escovação bucal com escova e fio dental é esse cuidado. Se nas férias você não usa o fio dental, terá acúmulo bacteriano naqueles 10, 20 dias de férias, que te dará um prejuízo, causando inflamação por mais que você não sinta nada, porque infelizmente é assim, o problema gengival e periodontal causa dor, como já comentei em alguns vídeos, mas você não está deixando de proliferar bactérias que ao longo do tempo se tornam bem agressivas e podem trazer problemas de saúde bucal e geral, como também já falei em alguns vídeos.

Quando bater a preguiça, use o fio dental pelo menos uma vez por dia, em vez de usar todas as vezes que escovar, use a noite. Chegou cansado da viagem, passe o fio dental antes de tomar banho e antes de deitar na cama.

Precisa passar do jeito que a gente orienta no consultório, que demora um pouco de tempo porque você ainda não tem prática? Não.

Segunda dica:

Chegou acabado, dormiu e não passou o fio dental? Acorda de manhã e passe. Para não ficar 20 dias sem fazer.

É muito comum algumas pessoas falarem que não levou o fio dental, a brincadeira que nós fazemos é:
– Foi pra onde? Para o deserto, no meio da floresta onde não tinha uma farmácia?
– Não, fui para Nova York.
– Com certeza tinha farmácia, pare, compre e use. Não precisa usar perfeitamente, mas use.

Se durante o dia é corrido, tudo bem, mas durante a noite, chegou e passe o fio, se não passar de noite, acorde de manhã e passe. Essa é uma dica importância porque faz diferença para a sua saúde.

Você toma banho porque ficará mais fresco, mas está protegendo a pele, tirando os bichos para não ter micose, na boca é mais importante ainda, porque é um ambiente úmido, quente, onde a proliferação das bactérias é muito mais fácil de acontecer.

Terceira dica:

Para você que não vai viajar, aproveite as férias e faça sua consulta preventiva. Venha saber se está tudo em ordem, se realmente não está sentindo dor, não está sentindo nada, se realmente está fazendo a escovação e uso do fio corretamente.

Nós temos a seção “conheça seu sorriso por dentro” que durante as férias pode ser uma boa para quem estiver por aqui e não vai viajar e aproveitar a folga.

Dra Licia Ney Pizzocolo Gonzalez apex odontologiafaixa-apex-odontologia 

Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez

Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, cirurgia oral e implante.

faixa-apex-odontologia

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco