Blog

Dicas para cuidar do seu aparelho ortodôntico

Já passou a época em que o tratamento ortodôntico com aparelho era visto com certo preconceito, por afetar a imagem do sorriso. Hoje ele é bem aceito, e já existem opções para que o dispositivo fique mais discreto na boca. Com isso, as correções ortodônticas se tornaram mais populares entre crianças, adolescentes, e também entre os adultos.

Quem utiliza esse dispositivo precisa ter o cuidado de preservá-lo, para que sua durabilidade seja mantida e ele não acumule bactérias. Isso é algo que deve ser sempre lembrado, pois assim a sua integridade e saúde bucal serão mantidas em dia. Além disso, é importante otimizar o tratamento, pois quando alguma peça cai ou se quebra, perde seu efeito enquanto não for substituída, isto significa mais tempo de aparelho.

Preparamos este artigo trazendo algumas dicas para você cuidar bem do seu aparelho ortodôntico, e finalizar o tratamento com sucesso. Acompanhe!

Evite alguns tipos de alimentos

Existem alguns alimentos que não são recomendados para pessoas que usam aparelho nos dentes, pois aumentam as chances de ficarem retidos no aparelho ou provocarem danos a ele devido a sua textura.

Esse é o caso de alimentos fibrosos como a manga e carnes, também balas, chiclete, pipoca, torresmo e todos que são difíceis de mastigar ou podem acumular mais facilmente. É interessante evitar ao máximo ou tomar muito cuidado ao ingeri-los.

Adote alguns hábitos na hora de comer

Sabe aquela grande mordida em uma maçã inteira? Ela é um perigo para quem usa aparelho ortodôntico. Não que isso cause algum problema para saúde bucal, mas coloca em risco a integridade do dispositivo por causa da resistência do alimento ao ser mordido.

Por isso, durante o tratamento é interessante que você adote alguns hábitos na hora de comer, para que possa ingerir os alimentos sem problemas. Cortar em pequenos pedaços é uma excelente alternativa, além de sempre preferir comidas mais macias, que sejam fáceis de colocar na boca sem precisar morder.

Escove o aparelho

Quem faz uso de aparelho ortodôntico fixo consegue higienizá-lo ao mesmo tempo em que escova os dentes, porém, é necessário a atenção de envolver as peças com as cerdas da escova, para escovar bem em volta de cada uma, pois acumula muita placa bacteriana em volta delas. Além disso, o dispositivo chamado passa-fio é fundamental para que o fio dental chegue dentro da gengiva e seja usado adequadamente. Se o fio dental não for usado com o passa-fio (que parece uma agulha de costura, mas é de plástico), a gengiva irá inflamar e inchar, chegando a envolver ou até cobrir a peça do aparelho.

Pra quem utiliza alinhadores e aparelhos móveis precisa higienizá-los, mesmo que não tenham contato com alimentos, pois também acumula bactérias e resíduos enquanto estiver na boca.  Peça a recomendação do seu dentista para utilizar uma escova de dente com a densidade adequada para escovar o aparelho. O profissional irá lhe instruir sobre como proceder a higienização da melhor forma possível, com o intuito de evitar a proliferação de bactérias e danos ao dispositivo. Mas sua própria escova e pasta de dentes pode ser utilizada para escovar o aparelho.

Evite algumas manias e comportamentos

Há quem esteja habituado a roer as unhas ou morder objetos duros, como lápis e tampa de caneta. Quem usa aparelho ortodôntico precisa evitar esses comportamentos para garantir a integridade do dispositivo.

Assim como acontece com os alimentos, morder objetos também pode ser um risco para o aparelho, e acabará exigindo a troca ou reposição de peças. Para que você não precise realizar esses reparos nem aumente as suas idas ao dentista, evite tudo o que ofereça risco de quebra.

Guarde o aparelho no lugar certo

Essa dica é especial para quem usa alinhadores e aparelhos móveis. Junto com eles vêm o estojo específico, para armazenar no momento em que não estiverem em uso. Esse é o lugar mais seguro para manter o aparelho quando não estiver na boca.

Evite guardá-lo na bolsa, no bolso, deixar sobre  móveis ou enrolar em papel ou tecidos. O ideal é que ele sempre volte para o seu estojo, mas se você for sair e não quiser levá-lo,  então é preferível deixar o aparelho em casa, para que ele não seja depositado ou esquecido em qualquer lugar.

Passe pelas consultas de manutenção

Periodicamente, quem utiliza aparelho ortodôntico precisa voltar ao consultório do dentista para fazer a ativação do dispositivo e outras intervenções. Nessas consultas podem ser trocadas peças que não estejam em boa qualidade, e é feita a higienização profissional, caso seja necessário.

Quem usa aparelho fixo, de um modo geral, precisa voltar ao consultório todos os meses. Mas existem outros casos em que as visitas são trimestrais, semanais ou a cada 15 dias. O ideal é que você converse com seu dentista e faça o retorno no momento recomendado por ele, ou sempre que houver algum imprevisto.

O aparelho ortodôntico é seu aliado para alcançar um sorriso mais bonito, porém, ele precisa ser bem cuidado para que também garanta sua saúde bucal. Por isso, esteja atento à higienização e integridade do dispositivo para desfrutar apenas de seus benefícios.

Dra Licia Ney Pizzocolo Gonzalez apex odontologiafaixa-apex-odontologia

Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez

Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, cirurgia oral e implante.

faixa-apex-odontologia

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

ONDE ESTAMOS 

Av. Ver. José Diniz, 2605 Campo Belo, São Paulo – SP
CEP: 04603-001

ENTRE EM CONTATO

(11) 5561-1509 | (11) 5533 2064
(11) 98456-5407
apex@apexodontologia.com.br