A Prevenção em saúde é realizada na rotina da Ápex Odontologia logo na primeira visita do nosso cliente, quando investimos o tempo da primeira consulta para conhecermos o cliente de forma ampla e também deixarmos ser conhecidos pelo mesmo.
Desde então, consideramos o ser-humano que ali está e não somente uma boca a ser “consertada”. Isso nos permite conhecer a causa que talvez leve aquela pessoa a ter determinado problema de saúde bucal, às vezes oriundo de problemas sistêmicos, além de nos ajudar a perceber o que seria importante ela mudar em sua rotina para melhorar sua condição de saúde geral.
Neste momento, já são dadas informações e dicas relevantes sobre prevenção em saúde, de acordo com o histórico de vida relatado pelo próprio cliente. As dicas e informações muitas vezes são conhecidas, porém, aqui nós vamos juntos enxergarmos uma maneira de aplica-las pouco a pouco no dia a dia, através do incentivo e motivação.
Com relação a nossa área de atuação propriamente dita, a odontologia preventiva é aplicada a todos os nossos clientes através da instrução de higiene bucal com escova e fio dental, além do controle freqüente realizado pelo cirurgião-dentista (no máximo a cada 6 meses) para a manutenção da saúde bucal.
Esse processo não é novidade para ninguém, porém, a higiene bucal diária é mal executada pela grande maioria das pessoas de qualquer idade. Além disso, as pessoas desconhecem a importância e os motivos de se escovar os dentes e usar o fio dental todos os dias. Por isso, elas não se sentem estimuladas a fazer a higiene correta, e é isso que as leva a terem os problemas de saúde bucal mais comuns como a cárie e a doença periodontal, que poderiam ser evitados na maioria dos casos.
Neste contexto, são dadas também as orientações para que o nosso cliente compreenda a importância da saúde bucal para a saúde geral. Pois, a infecção periodontal que se percebe inicialmente com a gengivite, é conseqüência da presença de bactérias agressivas ao organismo de um modo geral, pois, elas passeiam por todo o corpo através da corrente sanguínea. Bactérias essas, que se desenvolvem na boca pelo mau uso da escova e do fio dental.
Portanto, para chegarmos mais próximos do objetivo da Ápex Odontologia, que é o de ver o bem-estar do nosso cliente, são consideradas não só suas condições bucais clínicas, mas também as informações dadas por ele sobre sua saúde, seu histórico médico, familiar e seus hábitos ou vícios, desde o primeiro encontro. Assim, direcionamos o tratamento odontológico e o suporte com motivação e incentivo às mudanças de hábitos de forma específica para cada pessoa.
Dra. Lícia Ney Pizzocolo é especialista em periodontia na Ápex Odontologia - São Paulo capital.