Gengivoplastia: o que é, causas e tratamento

O que é Gengivoplastia?

A Gengivoplastia é a plástica da gengiva. Deve ser feita quando a gengiva está muito grande, chamada de hiperplasia gengival. Não é por má higiene, mas pode contribuir, principalmente quando se usa aparelho ortodôntico.

E existem casos onde a gengiva incha por medicamentos que a pessoa toma. Pessoas que tomam remédio pra Epilepsia ou imunossupressores, no caso de algum transplante de órgão e podem causar o inchaço gengival em alguns pontos da boca, dentes ou no geral.

Nesses casos, a gente tem que remover essa gengiva e fazer o contorno adequado para que volte a ter o sorriso harmônico e apareça a coroa do dente e o contorno seja estético.

Existe a gengivoplastia quando você tem perda de gengiva, como nas retrações gengivais. As retrações gengivais ocorrem quando a gengiva, no arco superior, sobe expondo a raiz ou no arco inferior, desce expondo a raiz do dente inferior.

Causa e tratamento

A retração é causada por um desequilíbrio da mordida, quando temos retração gengival, é porque tem algum local onde esses dentes se tocam de forma errada, causando um impacto que gera a perda óssea e a gengiva acompanha.

Nesses casos, a gente recobre, cria mais gengiva para diminuir essa retração. Lembrando que não adianta fazer esse recobrimento gengival, se não corrigir o desequilíbrio da mordida.

Sempre precisa corrigir o desequilíbrio com tratamento ortodôntico, reabilitação, restauração e depois cobrir a raiz do dente.

Procedimento

Para cobrir a raiz do dente, se for uma retratação pequena, a gente vai descolar a gengiva ao redor e puxar para cima ou para baixo do dente.

Se for uma retração muito maior, a gente precisa desinserir, tirar a gengiva de outro lugar, pode ser do céu da boca ou outro lugar que tenha tecido gengival e colocar no ponto onde tenha a retração, cobre a gengiva para cima e a outra gengiva dará sustentação para cobrir a retração.

Essas são as duas formas de cobrir uma retração gengival.

Obviamente, se a retração for muito grande, muitas vezes não dá para lançar mão desse artifício ou lançamos a mão e cobre o que é possível.
Porém, não terá uma questão estética tão favorável.