Atitudes que Fazem Bem

É preciso conhecimento para colher seus benefícios..

Uma boa alimentação sem uma boa mastigação não nutri!

É comum as pessoas praticarem atividades físicas, comerem alimentos naturais, orgânicos, muitas frutas, verduras e legumes pensando nos benefícios que estas atitudes trazem à suas vidas. Isoladamente nem uma nem outra são tão benéficas, podendo até, serem prejudiciais. As atividades físicas, por exemplo, sem uma boa hidratação e nutrição podem fazer mal.

Isto também vale para o dia-a-dia, onde o esforço físico e mental nas atividades cotidianas, por menor que pareçam, merecem, também, atenção na hidratação e nutrição.

A boa nutrição começa pela seleção de alimentos ricos nos diversos nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento de nossas células. Devemos então fazer com que estes sejam realmente absorvidos pelo estômago e intestino e assim cheguem até as células. Para tanto nossa intervenção com a mastigação é primordial, pois os alimentos mal mastigados chegam grandes ao estômago e intestino, prejudicando a absorção dos nutrientes. Neste caso estaremos MAL NUTRIDOS, fazendo com que o organismo armazene energia em forma de gordura, comprometendo a silhueta.

Portanto é muito importante mastigar calmamente e muitas vezes os alimentos, transformando-os em pasta e permitindo que as enzimas da saliva já iniciem o processo digestivo, antes de engolir. Mas se a "engrenagem" da mordida não for funcionalmente saudável, isto não bastará. Como se vê a saúde mastigatória interfere diretamente no bom funcionamento do corpo todo.

O desequilíbrio na transmissão das forças mastigatórias sobrecarrega e prejudica diversas estruturas. É comum que dores nos dentes, nos músculos faciais, de cabeça (freqüentes) e até dores na coluna estejam intimamente relacionadas com uma mordida mal "engrenada".

Atenção: Um sorriso bonito e harmônico não é sinônimo de boa função mastigatória. Mesmo não apresentando sintomas é possível ter uma mordida ruim. É natural sobrecarregarmos as estruturas com o passar dos anos, por isso é importante dar atenção ao assunto de maneira a reabilitar preventivamente o sistema.

A reabilitação do sistema mastigatório é realizada por meio de tratamentos ortodônticos, restauradores e ou protéticos e podem ser feitos em qualquer faixa etária. Este procedimento é fundamental para a boa nutrição e para manter ou recuperar a boa forma e a saúde.

Dar atenção à saúde requer um pouco de conhecimento para evitarmos desperdício de tempo e energia. Informação nunca é demais!

Dra. Lícia Ney Pizzocolo é especialista em periodontia na Ápex Odontologia - São Paulo capital.


Em que podemos ajudar?

Entre em contato com a Ápex Odontologia.

Arroz com feijão contra a cárie

Prevenção em saúde é feita com disciplina!

Atitudes que fazem Bem

Boa alimentação sem boa mastigação não nutri!

Preserve sua Saúde!

Deseje ter saúde hoje e não arrisque-se em perdê-la!

Mau hálito? Livre-se dele.

Mau hálito que permanece o dia inteiro deve ser tratado.

Dor de dente tem impacto social.

Pesquisa mostra que mal faz população do Recife perder 3,5 mil dias de trabalho a cada seis meses.

Prevenção Infantil.

Apesar dos dentes de "leite" serem temporários, eles são muito importantes.


Webmail

Atendemos de segunda a sexta, de 8h às 20h
Ápex: 55-11-5561-1509 | 55-11-5533-2064 | fax 55-11-5561-1509 Av. Vereador José Diniz, 2605, Brooklin, São Paulo - SP, CEP 04603-001

Ver mapa
Links Patrocinados, SEO, Otimização e Posicionamento do Site Google