Já mencionamos no artigo Preserve a saúde - Deseje ter saúde hoje, não arrisque perde-la!, sobre essa grande verdade. Por isso, nós da Ápex Odontologia, estamos atentos às informações que possam trazer benefícios a sua saúde.
Desta vez, o bom hábito proposto já deve fazer parte do dia-a-dia da maioria dos brasileiros, então basta ler o bem a saúde que você já faz ao comer seu arroz com feijão! Na Revista Saúde (editora Abril – janeiro de 2008 – edição 294), nos surpreendemos com a matéria Um, dois, feijão com arroz. Que esta combinação é deliciosa e nutritiva, imagino que poucos brasileiros discordam. Agora que eles juntos tem força contra a cárie, foi realmente uma ótima surpresa.
Não só isso, mas para você empolgar-se ainda mais em comer seu arroz com feijão, esta dupla tem força também contra o diabete, além de renovar seus músculos. As proteínas de um junto com a do outro são muito mais eficientes na reparação tecidual de todo organismo.
O equilíbrio do índice glicêmico (beneficio contra o diabete) ocorre, pois o arroz, em especial o branco, age como os carboidratos, aumentando bastante e rapidamente os níveis de açúcar no sangue, enquanto o feijão tem o poder de brecar esse efeito e assim manter os níveis de glicose estáveis.
Agora, a nossa maior surpresa ao ler o artigo da Revista Saúde, foi tomar conhecimento da pesquisa da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP), que concluiu que o arroz e o feijão retêm excelentes quantidades de flúor após o cozimento. Segundo o Dr. Jaime Cury, cirurgião-dentista responsável pela pesquisa, um prato de arroz com feijão aumenta a concentração de flúor na saliva, o que diminui a desmineralização dental e protege contra as cáries.
Portanto, atente-se aos simples e bons hábitos que certamente fazem diferença em sua qualidade de vida. Tome consciência de cada atividade essencial para o bom funcionamento de seu organismo. Organize-as em seu dia de forma a automatiza-las. Pratique todos os dias e viva esta disciplina que favorece o seu BEM-ESTAR!
Dra. Lícia Ney Pizzocolo é especialista em periodontia na Ápex Odontologia - São Paulo capital.